domingo, 10 de julho de 2011

Agrotóxicos x Orgânicos


Agrotóxicos

Agrotóxicos são substâncias químicas diversas utilizadas para combater pragas ou melhorar a produção agrícola, incluem herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos.
Eles podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café e mel. Alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos) podem conter substâncias nocivas que chegam a contaminar a musculatura, o leite e os ovos originados do animal, quando ele se alimenta de água ou ração contaminada.

Vantagens:

Diminuição da mão de obra, aumento da produtividade.

Desvantagem:

Quando mal utilizados, os agrotóxicos podem provocar três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e crônica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer.

Os 10 alimentos mais contaminados:

Pimentão-------------------------------------------(80,0%)
Uva--------------------------------------------------(56,40%)
Pepino----------------------------------------------(54,80%)
Morango--------------------------------------------(50,80%)
Couve-----------------------------------------------(44,20%)
Abacaxi---------------------------------------------(44,10%)
Mamão----------------------------------------------(38,80%)
Alface------------------------------------------------(38,40%)
Tomate----------------------------------------------(32,60%)
Beterraba-------------------------------------------(32,00%).



Orgânicos

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam à qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores.
Na agricultura orgânica (frutas, legumes e verduras), por exemplo, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de seres mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos. Também são mais saborosos.
No tocante à produção carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes. Pesquisas demonstram que estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

Benefícios e Vantagens: 

- Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos; - São mais saborosos; - Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação; - A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.

Desvantagem:          

       A única desvantagem é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.


Bruna Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário